Prefeitura apresenta novos titulares da Secretaria Municipal de Saúde e do Daae

0





Prefeitura apresenta novos titulares da Secretaria Municipal de Saúde e do Daae

 

 

A sala multiuso do Distrito Araraquara (antigo Cear) recebeu nesta quarta-feira (5) o ato de transmissão de cargo dos titulares da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Na solenidade, Eliana Honain, secretária municipal de Saúde dos últimos dois governos do prefeito Edinho, transmitiu o cargo para Juliana Lujan, que atuou como secretária municipal de Administração desde fevereiro de 2023. Já a superintendência do Daae, que desde 2023 estava com Delorges Mano, agora passa a ser ocupada por Ada Maria Matheus Salmazo, que antes ocupava o cargo de diretora de Gestão, Finanças e Tecnologia da autarquia.

 

O prefeito Edinho falou sobre a importância do trabalho dos profissionais que saíram e daqueles que chegaram. “Eu acredito que a vida é construída no dia a dia. Não tem como construir uma trajetória de vida se não cuidarmos de cada detalhe e cada passo, cada gesto. Nós estamos aqui diante de um ritual de passagem, de pessoas que se dedicaram ao longo de suas vidas à construção de trajetórias. Precisamos entender que nós passamos, e o que fica é, efetivamente, o legado”, comentou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) marcou presença no ato. “Nós precisamos ter gestores preparados e comprometidos e tenho certeza de que vocês farão um brilhante trabalho”, destacou, sobre a posse dos novos gestores.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também desejou sucesso aos novos titulares das pastas. “Quero dar as boas vindas a Ada Salmazo, uma escolha acertada para assumir a superintendência do Daae com sua capacidade e comprometimento. A Juliana Lujan chega para dar continuidade ao excelente trabalho da Eliana Honain. Seu currículo é impecável e a credencia para assumir os desafios da nossa Secretaria de Saúde”, pontuou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, enalteceu o trabalho construído por Eliana e Delorges e também deixou sua mensagem de boas vindas a Juliana e Ada.

Com a mudança de cargos, a Secretaria da Administração da Prefeitura passa a ser ocupada, interinamente, de forma cumulativa, por Adriano Altieri, atual secretário municipal da Gestão e Finanças. 

Eliana e Delorges deixam seus cargos em cumprimento à legislação eleitoral que estabelece aos interessados em participar da eleição majoritária, para prefeito e vice-prefeito, a saída do cargo público que ocupam quatro meses antes da disputa. Neste ano, as eleições serão realizadas no dia 6 de outubro. 

 

Secretaria da Saúde

Juliana Lujan assume a secretaria Municipal de Saúde, carregando também ampla experiência profissional na área. Ela é graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduada em Competências Gerenciais Públicas, também pela Unesp, além de ter concluído outras duas especializações na área da saúde. Entre 1999 e 2006, atuou como assessora técnica da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Jaboticabal. De 2005 a 2008, foi coordenadora de Assuntos Administrativos na Secretaria Municipal de Saúde, na gestão Edinho Silva. Esteve à frente da Diretoria Municipal de Saúde do município de Américo Brasiliense entre 2009 e 2012. Posteriormente, entre 2012 e 2022, atuou junto da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara (como gerente de operações, assessora técnica SUS e gerente de negócios). Desde fevereiro de 2023, ocupava o cargo de secretária municipal de Administração do governo Edinho.

A nova secretária de Saúde falou sobre sua trajetória e sua forte ligação com o Sistema Único de Saúde. “O SUS é seguramente a maior política pública desse país e estar a serviço do SUS é realmente desafiador, mas também algo muito motivador. Espero corresponder, porque tive a felicidade e a sorte de herdar a secretaria de Saúde da Eliana. Trabalhamos junto e muito do que aprendi foi com a Eliana, que é uma pessoa a quem tenho uma gratidão muito grande. Estou absolutamente comprometida com esse desafio e com a manutenção do que é hoje a secretaria Municipal de Saúde de Araraquara”, assegurou.

Eliana elogiou a capacitação que credencia Juliana para assumir a pasta e a estrutura oferecida pela gestão do prefeito Edinho. “Eu fico muito feliz de entregar a Secretaria de Saúde para a Juliana. Primeiro, porque ela tem uma equipe de primeira para trabalhar, com mais de 2 mil funcionários comprometidos e que vão ajudar muito, mas temos hoje uma secretaria muito melhor do que era anos atrás. O maior problema do Sistema Único de Saúde é o financiamento, por isso nós temos filas e por isso temos dificuldades. Isso acontece porque o financiamento da saúde tem sobrado exclusivamente para os municípios. Os nossos problemas, as nossas pessoas estão nas nossas portas, estão dentro das nossas cidades, e sem recursos financeiros é impossível se fazer tudo aquilo que se necessita para a população. Com a ajuda do prefeito Edinho e do Governo Federal, trouxemos recursos e mostramos a nossa capacidade. Hoje nós temos as filas de exames, cirurgias eletivas e consultas de especialidades, totalmente administradas. Isso dá uma tranquilidade maior para fazer a gestão, o que é algo extremamente positivo para a população de Araraquara”, frisou.

Superintendência do Daae

No Daae, Ada Maria Matheus Salmazo assumiu a diretoria na autarquia com a saída de Delorges Mano, que ocupou o cargo desde 2018. Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil Logatti e com Pós Graduação – MBA Executivo em Finanças e Controladoria, Ada atuou no Banco Nossa Caixa, de 1985 a 2009, como Gerente Geral. Foi Gerente de Divisão no Banco do Brasil de 2010 a 2015, na Diretoria Distribuição de São Paulo, e Gerente de Seguros na Seguradora BB Mapfre, de 2015 a 2018. Sua admissão no DAAE, como Diretora Administrativa Financeira, se deu em setembro de 2018, atuando na Diretoria de Gestão de Finanças e Tecnologia até então.

Ada se mostrou motivada para enfrentar o desafio. “Minha expectativa é de poder dar continuidade ao trabalho referenciado desenvolvido pelo Daae com a contribuição das diretorias técnicas e equipes de servidores capacitados. Juntos, vamos continuar buscando inovação que contribuam com a missão de atender a cidade de Araraquara com excelência. Agradeço a confiança e renovo meu compromisso de me dedicar, dando prosseguimento aos projetos estabelecidos no atendimento da população de Araraquara”, ressaltou.

Delorges se despediu do cargo com um agradecimento aos funcionários da autarquia. “Deixo aqui meus agradecimentos aos meus companheiros do Daee, que é essa empresa sólida, essa empresa feita por servidores competentes e dignos, servidores que dão o sangue para poder cuidar do saneamento, muitas vezes criticados, mas sabemos o compromisso de cada um. São pessoas sérias, honradas, que cumprem o seu papel de elevar o Daae a essa altura que está hoje. O Daae completou 55 anos com um trabalho reconhecido no âmbito nacional e em alguns países da América Latina. Eu tive a maior honra de trabalhar com essas pessoas e me coloco sempre à disposição para o que precisarem de mim”, concluiu.

 

Também marcaram presença no ato os vereadores Aluisio Boi (MDB), Carlão do Joia (MDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

 

 







source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply