Queimada é crime ambiental e em Bragança Paulista, a Prefeitura lança campanha de conscientização, além de investir em treinamento e na fiscalização. Nesta sexta-feira, dia 13/06, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi realizado Treinamento contra Queimadas aberto a toda a população, com aulas práticas e teóricas ministradas por integrantes do Corpo de Bombeiros.
O palestrante foi o Subtenente Inajar e a ação faz parte da Operação Estiagem São Paulo Sem Fogo. Essa é a terceira fase da formação de brigadistas para Bragança Paulista e o município é a primeira cidade escolhida para a formação de brigadistas municipais e rurais.
O treinamento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e participaram membros do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), do Conselho Municipal de Defesa Civil, integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Coordenadoria de Defesa Civil, integrantes de entidades voltadas ao meio ambiente e pessoas interessadas em colaborar.
O principal objetivo foi preparar tanto os órgãos da Prefeitura como a sociedade civil para situações de incêndios em matas no município, para que haja um trabalho conjunto que atue sobre focos de queimadas com maior rapidez e eficiência, dando suporte ao Corpo de Bombeiros.
O treinamento foi a primeira ação da campanha de 2025 da Prefeitura de Bragança Paulista contra queimadas no município. Está em andamento um trabalho preventivo e informativo.
Vale ressaltar que queimada é crime ambiental e os responsáveis estão sujeitos a multas e, em alguns casos, prisão. Além de colocar em risco a vida silvestre, o fogo pode atingir residências, plantações e causar prejuízos incalculáveis à economia, segurança e saúde.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também já expediu notificações aos proprietários de terrenos com histórico de queimadas para fazerem aceiros.
Os canais de denúncia são:
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista