
Atenta à expansão urbana e ao impacto na cobertura vegetal, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem incentivado o aumento da arborização no município por meio de políticas públicas. Entre elas, o Decreto Municipal nº 3.718/2021, que determina que empreendimentos com área igual ou superior a 500 m² contribuam para a ampliação da cobertura arbórea da cidade.
Seguindo essa diretriz, um novo empreendimento residencial no bairro Hípica Jaguari mobilizou o plantio de 45 espécies nativas no entorno do Lago da Hípica. Dentre as espécies plantadas estão a Eugenia involucrata (Cereja-do-rio-grande), Tibouchina granulosa (Quaresmeira), Handroanthus spp. (Ipês) e Lafoensia glyptocarpa (Mirindiba), proporcionando benefícios ambientais e sociais.
Essas árvores não apenas embelezam o espaço, mas também oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar, ajudam na redução da temperatura local e criam habitats naturais para diversas espécies de aves e outros animais, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema urbano.
A ação segue as diretrizes da Resolução SEMIL nº 02/2024 e reforça a importância da compensação ambiental no desenvolvimento urbano sustentável.
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista