Na tarde desta última terça-feira (26/02), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade: Com Elas no SUS, projeto desenvolvido em Bragança Paulista, parceria entre Prefeitura/Secretaria de Saúde e a Universidade São Francisco, realizou a 1ª Pré-Conferência de Saúde Livre. Na oportunidade, os estudantes de diversos cursos (Direito, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina), bem como professores e preceptores participaram da Pré-Conferência Livre.
As pré-conferências de saúde livres são encontros realizados antes da Conferência Municipal de Saúde, que acontecem periodicamente. Elas têm como objetivo dar espaço para discussões abertas, onde qualquer pessoa, especialmente os cidadãos e trabalhadores da área de saúde, pode participar de forma democrática.
Esses eventos são chamados de “livres” porque não têm uma programação ou estrutura rígida, permitindo que as pessoas organizem suas próprias discussões e debates de acordo com as necessidades locais ou regionais.
Os encontros são uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a participação social no processo de formulação de políticas públicas. Além disso, as pré-conferências de saúde livres estimulam a mobilização e a conscientização sobre os direitos à saúde, e são um canal para identificar as prioridades de saúde de cada comunidade.
Toda a população pode fazer a Pré-Conferência Livre. Confira o passo a passo:
O 1º passo é decidir qual o tema a ser discutido ou território abrangido, reunir com outras pessoas interessadas com data, local e horário;
O 2º passo é credenciar os participantes conforme lista de presença, em que serão validadas as Pré-Conferências Livres que reunirem no mínimo 10 pessoas; elaborar propostas, em que as pessoas irão discutir sobre a saúde local e relatar por escrito quais foram as propostas;
O 3º passo é encaminhar a proposta e uma foto da reunião realizada para o e-mail: [email protected]. Em caso de dúvidas, a população pode ligar no número 4034-6700, ramal 2013.
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista