
A Escola Móvel de Economia Circular do Senai esteve em Araraquara na última sexta-feira (21) e sábado (22), instalada em uma carreta na Praça Pedro de Toledo. O projeto, que ofereceu gratuitamente um curso sobre sustentabilidade, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A Escola Móvel de Economia Circular é fruto de uma parceria entre o Senai-SP e a Scania, que cedeu ao projeto, por meio de comodato, um caminhão movido a biometano combustível. Com isso, além de levar conhecimento sobre práticas sustentáveis, a iniciativa também contribui para a redução da emissão de carbono durante suas viagens pelo Estado.
Na sexta-feira, o prefeito Dr. Lapena visitou a estrutura e foi recepcionado pelo diretor da unidade Senai Araraquara, Paulo Sassi, pelo coordenador do Conselho Consultivo da FIESP, Bruno Naddeo, e pelo coordenador de Relacionamento com a Indústria, José Espelho. Durante a visita, Dr. Lapena destacou a importância da qualificação profissional oferecida pelo Senai e a necessidade de adotar práticas sustentáveis para reduzir impactos ambientais. “A qualificação profissional aliada à sustentabilidade é fundamental para o futuro. Gerar desenvolvimento financeiro sem esgotar os recursos naturais é uma das melhores formas de administração que um governo pode adotar. Em Araraquara, faremos com que isso aconteça”, afirmou o prefeito.
A Economia Circular se baseia na reutilização, no reparo e na reciclagem de materiais, prolongando seu tempo de uso e reduzindo desperdícios. Esse conceito busca substituir o modelo tradicional de extração e descarte por um sistema mais eficiente e sustentável, contribuindo para um futuro mais equilibrado.
O roteiro da Escola Móvel se encerrará na 9ª edição do Fórum Mundial de Economia Circular, que acontecerá de 13 a 16 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento, de reconhecimento internacional, reúne especialistas e empresas para debater soluções sustentáveis. O fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e está sendo organizado em conjunto por Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CNI (Confederação Nacional da Indústria), ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Senai.
source
Com informações da Prefeitura de Araraquara