Palestra para servidores abre cronograma sobre combate ao assédio moral e sexual

0

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Administração, realizou na manhã desta segunda-feira,03, uma palestra sobre os temas de Assédio Moral e Sexual. A palestra foi feita pela Procuradora Carolina Marzola Hirata, da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas/SP. A iniciativa faz parte de um cronograma da Prefeitura que vai priorizar na rotina do servidor público a qualidade de vida, minimizando o risco de ocorrência de casos que envolvam assédio moral e sexual. “É um dos compromissos do governo Edmir Chedid disseminar esses conceitos no ambiente de trabalho. A ideia é não apenas seguir um cronograma, mas incorporar as boas práticas na rotina, pois sabemos o quanto o assédio moral pode impactar de forma negativa não só a vida do servidor como de sua família”, destacou a Secretária de Administração Stefania Penteado Corradini Rela.

A Vice-Prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), que abriu o evento, representou o Prefeito Edmir Chedid, dando boas-vindas a todos os presentes. Durante a palestra, a Procuradora apresentou os conceitos de assédio moral e sexual, as modalidades de cada situação, as atitudes que expressam assédio, bem como suas consequências para a vítima e o transgressor. Além disso, mostrou boas práticas que podem ser adotadas pelo empregador e o papel do Ministério Público no combate ao assédio. “O assédio moral se caracteriza basicamente por uma violência psicológica, que incute temor na vítima, seja de perda de emprego, de algum direito ou então perda de algum benefício. Isso gera um ambiente de trabalho hostil, causando diversos danos psicológicos na vítima. É um prazer estar com vocês hoje, numa campanha bastante abrangente que vem sendo promovida pelo município junto aos seus servidores e terceirizados”, afirmou a Dra. Carolina Marzola Hirata.

 

O cronograma agora segue durante todo o ano, com divulgação de materiais específicos e de conscientização em cada secretaria. É o que explicou o Chefe da Divisão de Recursos Humanos, José Maurício Izzo. “Nas três primeiras fases a gente vai instruir pessoas que já trabalham na prefeitura, começando pelas lideranças e também estendendo a todos os servidores. Tudo por meio de cartilhas, panfletos informativos e outras mídias. Mas também vamos direcionar conteúdo posteriormente a novos colaboradores. Vamos incentivar as chefias para que dentro de suas secretarias possam contribuir levando conteúdos. Eles mesmos também serão disseminadores, e claro, teremos novas palestras como esta. Estamos no caminho certo e tenho certeza que Bragança Paulista será um modelo a ser seguido, com apoio de toda administração”, completou Maurício.

Palestra para servidores abre cronograma sobre combate ao assédio moral e sexual (4)

source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista

Leave a Reply