Quinta-feira (14): roda de conversa aborda as vivências de brasileiros em países africanos

0





Quinta-feira (14): roda de conversa aborda as vivências de brasileiros em países africanos

 

Na programação do “Novembro Negro 2024 – Por uma Araraquara Antirracista”, a Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais propõe a roda de conversa “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectiva de futuro”. A atividade será realizada gratuitamente nesta quinta-feira (14), às 19h, na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, na Vila Xavier.

Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, conta que “este encontro será uma linda oportunidade de trazer um pouquinho da África até os convidados, no olhar de dois militantes da luta antirracista que concretizaram o sonho de muitos que é conhecer a África mãe. É também a chance de descontruir uma África estigmatizada pelo lado da fome e da miséria e evidenciar sua riqueza, o equilíbrio com a sabedoria ancestral e sobretudo evidenciar uma história que nos é negada. Portanto venham para essa escuta, com muitas fotos, risos e prosas.”

A Prof.ª. Drª. Valquíria Tenório e o empresário e advogado Dr. Cláudio Claudino são os convidados de Alessandra para este encontro. “Discutiremos sobre as vivências de brasileiros em países africanos, os desafios e o acolhimento encontrados, e as possibilidades futuras dessa troca cultural”, explica Alessandra sobre o tema da atividade – “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectiva de futuro”.

 

Valquiria Tenorio

A coordenadora lembra que Valquíria e Cláudio são dois nomes importantes na cidade e região para a abordagem do tema que traz questões étnico-raciais. “A Valquíria é professora no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Matão-SP, onde ela coordena o Clube de Leitura Ubuntu, o projeto de Extensão e Pesquisa Baobás: raízes ancestrais, cultura e ciência, e o Mês da Consciência Negra. Ela também é integrante da Academia Araraquarense de Letras e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP”, aponta Alessandra.

Valquíria, que é doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante o doutorado realizou estágio no Departamento de História da Universidade de Pittsburgh. Ela é autora do livro “Baile do Carmo: memória, sociabilidade e identidade étnico-racial em Araraquara” (2013), fruto de sua pesquisa de mestrado, e coautora de diversos capítulos e artigos.

 

Claudio Claudino

“Já o Cláudio é advogado, empresário e CEO da Galpão Estofados, além de militante antirracista com uma trajetória marcante na luta pelos direitos da população negra”, conta.

Claudino foi um dos coordenadores do livro Fatos Reais e as Dores da Escravização Araraquarense, que reúne documentos históricos de pessoas escravizadas. Sua atuação foi reconhecida com importantes honrarias, como: título de Cidadão Benemérito de Araraquara, Prêmio Zumbi, Prêmio André Braz, Prêmio Benedito Galvão da OAB São Paulo e Prêmio Baobá da UNESP Araraquara.

Vale destacar que o calendário de eventos da cidade no mês da Consciência Negra tem como objetivo promover debates, despertar a reflexão e conscientizar a população com atividades voltadas para construção de uma Araraquara mais equânime e antirracista.

O Novembro Negro da Morada do Sol é uma realização da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais (CEPER), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, em parceria com as diversas instituições do município, como o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo, com a Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara (APPRECABA) e com o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

A roda de conversa “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectiva de futuro” é uma atividade gratuita e não há necessidade de ingressos: basta chegar e participar. A Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé” está localizada na Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195, na Vila Xavier (próxima ao Tiro de Guerra).

 

SERVIÇO:

Roda de conversa: “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectiva de futuro”, com Valquíria Tenório e Cláudio Claudino

Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé” (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier / próxima ao Tiro de Guerra)

Data: quinta-feira (14 de novembro)

Horário: 19 horas

 

Grátis – sem necessidade de ingressos

 

 





source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply