Ordem de Serviço para reforma e ampliação da USF do Jardim Marivan é assinada

0

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (3), o prefeito Edinho assinou a Ordem de Serviço para início da reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Adolfo Léo”, no Jardim Marivan. A obra, que foi eleita como prioridade da região no Orçamento Participativo, terá o investimento de R$ 323.755,15 e faz parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde em Araraquara, que serão custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde.

O prefeito Edinho falou sobre a importância da obra para a unidade de saúde. “Esse é um prédio que precisa de manutenção, um prédio que  tem um projeto arquitetônico complicado, porque é um caixote e toda drenagem é feita por calhas, e sempre é problemático esse tipo de projeto arquitetônico. É uma reforma importante e necessária, portanto estou muito feliz de dar essa Ordem de Serviço. Vamos acompanhar de perto essa obra e quero estar aqui em breve para inaugurarmos a melhoria dessa unidade que tem uma importância imensa para o bairro e para mim tem uma relação afetiva também muito importante”, apontou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), destacou a força da participação popular para a escolha da obra. “Este é um momento significativo para esta região, que é onde eu moro. Essa obra na unidade de saúde reflete a voz e o desejo de cada cidadão que participa ativamente da construção de uma Araraquara melhor através do Orçamento Participativo. O Governo Federal liberou recursos para 24 unidades de saúde da nossa cidade e a reforma dessa unidade faz parte desse pacote. Essa conquista é fruto do esforço coletivo, do diálogo constante dessa comunidade, que busca por melhorias significativas que beneficiem todos os araraquarenses”, declarou.

A secretária de Saúde da Prefeitura, Eliana Honain, relembrou a origem da 

. “Essa também foi uma unidade do Orçamento Participativo, eleita no primeiro governo do prefeito Edinho, em um período onde muitas unidades de saúde foram construídas por meio do OP. Essa unidade foi construída no local onde hoje está o Savegnago. Depois veio o Savegnago, que precisou de um espaço maior para o seu estacionamento e suas instalações. O prefeito fez uma troca e eles construíram esta unidade. Mas por conta do desgaste do tempo, essa unidade apresenta agora uma estrutura que precisa ser adequada porque um dos grandes problemas está no escoamento da água, na sua planta, que é uma caixa interna, e isso tem causado grandes inundações quando há chuvas fortes, um problema que afeta toda a unidade de saúde. Hoje, com muita alegria, damos Ordem de Serviço para restaurar essa unidade, que possui duas equipes que vêm, desde 2004, construindo sua história com essa população”, frisou.

A enfermeira Luciene Adriana Minghoti Neiva também se mostrou animada com a obra. “É com imensa satisfação que estamos aqui recebendo a todos e agradecendo por tudo o que aconteceu no Orçamento Participativo, onde vencemos na plenária para que essa reforma pudesse sair”, pontuou.

Os serviços envolvem reforma do prédio da USF com adaptação de ambiente (recepção e dispensa de medicamentos), substituição parcial do piso cerâmico (troca total na área de circulação), substituição pontual do revestimento cerâmico das paredes no banheiro acessível, pintura geral de todo o prédio, interna e externa, recuperação estrutural com tratamento de trincas e fissuras, reforço estrutural em quiosque, tratamento de infiltrações em geral e adaptação de acessibilidade, incluindo instalação de piso podotátil.

A unidade de saúde atende uma área que abrange um total de 8.632 pessoas dos bairros Jardim Aclimação, Jardim Adalgisa, Jardim Bouganville, Jardim Celiamar, Jardim das Acácias, Jardim das Magnólias I, Jardim das Magnólias II, Jardim das Roseiras, Jardim do Bosque, Jardim Gardênias, Jardim Imperador I, Jardim Imperador II, Jardim Margarida, Jardim Marivan, Jardim Primor, Jardim Residencial Maggiore, Jardim Santo Antônio, Jardim Uirapuru I, Jardim Uirapuru II, Jardim Vale das Rosas, Parte da Vila Harmonia, Parte da Vila Velosa, Residencial Veredas do Campo, Estrela e Kanashiro, Vila Flórida e Vila Sedenho.

Também participaram da solenidade o vereador Alcindo Sabino (PT); a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; a secretária de Administração, Juliana Lujan; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani;  o superintendente do Daae, Delorges Mano; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; e Jéssica Martins Brianez, que representou a Polo Engenharia e Empreendimentos, empresa responsável pela obra.

source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply