O mês de junho vem com um alerta muito importante destacado na campanha Junho Violeta Pet, que tem a atenção voltada para as doenças oculares nos animais e visa despertar a consciência em tutores sobre a importância de consultas de rotina do animal ao médico-veterinário.
Na rotina clínica veterinária, é frequente a admissão de pacientes cujos tutores relatam como queixa principal o “olho vermelho”. A vermelhidão, geralmente, é resultado da inflamação dos tecidos oculares, porém trata-se de um sinal clínico inespecífico, ou seja, diferentes causas podem culminar nesse tipo de manifestação clínica. Portanto, o olho vermelho não é uma doença específica e sim um sinal de um possível problema que pode ser simples, grave ou gravíssimo.
Conforme dito, o “olho vermelho” pode ser causado por uma variedade de causas. Estas podem estar relacionadas aos próprios tecidos oculares, bem como aos tecidos vizinhos e a doenças sistêmicas. A depender da etiologia, a abordagem terapêutica poderá ser emergencial.
Inflamação ou infecção pode ocorrer em doenças que acometem as pálpebras, a terceira pálpebra, a conjuntiva, a córnea, a esclera, a órbita ou as estruturas intraoculares (por exemplo, úvea e coróide). A inflamação costuma ser acompanhada por rubor das pálpebras ou da conjuntiva, blefaroespasmo, piscar aumentado, fricção dos olhos, lacrimejamento, fotofobia, ou secreção excessiva. Além disso, opacificação das estruturas oculares, pressão intraocular alterada e diminuição da visão ou cegueira podem ser observados. Por isso, “olho vermelho” é sinal de alerta e perigo.
Frente às diversas possibilidades de vermelhidão ocular em pets, a abordagem diagnóstica e terapêutica requer, obrigatoriamente, o envolvimento do médico veterinário. Inclusive, a adequada avaliação da estrutura ocular, em muitas situações, será feita apenas pelo médico veterinário especializado em oftalmologia (por conta da aparelhagem específica e conhecimento técnico especializado).
Cabe ressaltar que, sempre que o tutor observar quaisquer sinais de incômodo no olho no seu pet, em especial o “olho vermelho”, recomenda-se levá-lo imediatamente ao médico veterinário. O diagnóstico correto e o tratamento do olho vermelho são importantes para prevenir a perda da visão, do bulbo ocular ou, em alguns casos, a perda da vida. Logo, tutor, fique de olho atento na saúde do seu pet!
source
Com informações da Prefeitura de Araraquara