Em uma importante iniciativa da Prefeitura, a Guarda Civil Municipal de Atibaia (GCM) participou de um treinamento sobre saúde emocional, ministrado pela psicóloga Suelen Marcondes Tomé, no auditório da Secretaria de Educação, nos dias 3 e 4 de junho. O evento reforçou o compromisso da Administração Municipal com o bem-estar dos servidores que atuam na área de Segurança Pública, profissão com desafios e situações de risco.
Desafios da Segurança Pública
O objetivo do evento foi reforçar o cuidado com a saúde mental dos agentes de Segurança Pública uma vez que o trabalho pode desenvolver situações de estresse e risco, que podem afetar os profissionais. Reconhecendo essa realidade, a Prefeitura de Atibaia está investindo em treinamentos de apoio psicológico para os Guardas Municipais, por meio de atividades individuais, análises e palestra, proporcionando ferramentas para lidar com ocorrências e enfrentar os desafios diários com mais equilíbrio emocional.
“É importante para a gente ter nosso autoconhecimento e oferecer um serviço de qualidade para a população. Eu já sou concursado de um longo tempo e nunca vi outra Prefeitura que tivesse essa preocupação. É bom saber desse cuidado com o profissional, principalmente para quem deseja ingressar na área”, explica o Guarda Civil Municipal Fábio Freitas, que participou do treinamento.
Importância do Cuidado Emocional
A saúde mental dos profissionais de segurança é importante não apenas para garantir um ambiente de trabalho saudável, mas também para um bom desempenho das forças de segurança em Atibaia. Treinamentos como este são voltados para a prevenção, para identificar e tratar possíveis danos emocionais, evitando que problemas se agravem e prejudiquem a atuação dos guardas.
A Palestrante
A psicóloga Suelen Marcondes Tomé é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Pesquisa Israelita Albert Einstein. Suelen também é credenciada pela Polícia Federal, com experiência em atendimento psicoterapêutico, além da elaboração de laudos e prevenção ao suicídio.
“É muito diferente a profissão de um agente de Segurança Pública e isso, infelizmente, pelo estigma que tem em questão da saúde mental, a maioria ainda não tem essa noção de como eles precisam se cuidar. É uma profissão muito bonita, mas que a gente não pode errar, se a gente erra ali no papel, a gente rasga e começa de novo, mas os agentes de Segurança Pública vivem o tempo todo com fatores estressantes e com situações que ele precisa lidar em frações de segundos, e isso pode gerar muita ansiedade, depressão e, dependendo da situação, chegar ao Transtorno pós-traumático”, afirma a psicóloga Suelen.
Estratégias e Ferramentas
Durante o treinamento, Suelen Tomé compartilhou estratégias de enfrentamento do estresse, técnicas de resiliência e métodos para identificar sinais precoces de problemas emocionais. Além das palestras, foram aplicados testes para avaliar a saúde emocional dos guardas, oferecendo um diagnóstico inicial e orientações para cuidados contínuos, além da análise de cada guarda presente no treinamento, com perfil de convívio em grupo e sentimentos pessoais.
Compromisso com o bem-estar dos Servidores
A iniciativa da Prefeitura de Atibaia demonstra cuidado com a saúde mental dos seus servidores, reconhecendo que um guarda civil municipal emocionalmente equilibrado é mais eficiente e apto a proteger a cidade, além de proteger a integridade dos servidores.
source
Com informações da Prefeitura de Atibaia