Durante as festividades do desfile cívico em comemoração aos 359 anos de Atibaia, no próximo dia 24, a Prefeitura disponibilizará um espaço de autorregulação emocional para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O espaço funcionará dentro da escola Florêncio Pires de Camargo, das 7h30 às 13h.
Importância do espaço
Devido à hipersensibilidade aos estímulos sensoriais (sons, cheiros, luzes, entre outros) que os autistas apresentam, locais com grande circulação de pessoas e de muito movimento podem provocar a desregulação, especialmente nas crianças.
Durante as festividades do desfile cívico haverá bastante agitação e movimentação de pessoas, o que pode gerar sobrecarga em alguns autistas por terem saído de suas rotinas, ou por alguma quebra de expectativa, culminando em um alto grau de estresse. Em momentos como este, é importante contar com um espaço onde crianças (e adultos que também necessitarem) possam encontrar um ambiente mais calmo e favorável à autorregulação.
Nesse espaço, as pessoas serão acolhidas por profissionais do CAADE (Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional), da Secretaria de Educação, e contarão com diversos materiais à disposição da família e da pessoa com TEA, para auxiliar no controle da crise.
Como promover a autorregulação?
Ao se deparar com algum autista em situação de crise, é importante não fazer comentários e nem perguntas, apenas oferecer aceitação e compreensão, permitindo que a pessoa se acalme e sinta-se confortável.
source
Com informações da Prefeitura de Atibaia