O Dia Mundial da Segurança Alimentar foi o tema do Canal Direto com a Prefeitura desta sexta-feira (7), em conversa com a coordenadora executiva do setor em Araraquara, Silvani Silva.
Segundo ela, este dia temático busca definir, na prática, que todo cidadão tem direito à uma alimentação segura e em quantidade suficiente para se nutrir de forma adequada.
“Ter uma alimentação saudável não significa que a pessoa tenha que deixar de pagar uma conta de água ou luz, por exemplo, para poder comprar os alimentos necessários à sua família”, reiterou Silvani.
Conforme acrescentou, a Prefeitura de Araraquara atua para proporcionar segurança alimentar como política de combate à fome, à desigualdade econômica e à violência social.
“A insegurança alimentar oferece grandes riscos à saúde das pessoas, principalmente crianças, como desnutrição, problemas cognitivos e de crescimento, além de doenças crônicas. Não ter uma alimentação adequada também leva o ser humano para a marginalidade social”, enfatizou.
Em Araraquara, a Coordenadoria de Segurança Alimentar atua de forma interesetorial, com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Coordenadoria de Agricultura, para oferecer alimentos de qualidade à população, ainda de acordo com Silvani.
“A forma de atuação conjunta, como uma trincheira de combate à fome, tem feito a diferença no Município, para que ninguém fique sem alimentação. Afinal, gente é pra brilhar, não para passar fome”, pregou.
A coordenadora acrescentou que os alimentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e distribuídos pela equipe de Segurança Alimentar já atendem também as novas normas em vigor. “São alimentos ‘in natura’ e minimamente processados”, revelou.
Bandeira
De acordo com o Ministério da Saúde, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos tem como objetivo chamar a atenção para o tema e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.
A ideia é que todos, do produtor ao consumidor, se engajem na campanha e adotem padrões de segurança ao longo da cadeia produtiva de alimentos para reduzir as doenças.
Ao vivo
O Canal Direto com a Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram.
A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
source
Com informações da Prefeitura de Araraquara