Saúde inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

0





Saúde inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

 

 

 

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho e é destinada a crianças menores de 5 anos.

 

A vacina contra a pólio está disponível em todas as 37 unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas, ou a unidade do SESA, das 8 às 15 horas, mediante apresentação da carteira de vacinação.

 

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo. A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração. 

 

Em Araraquara, a cobertura da VIP, aplicada em menores de 1 ano, está em 97,1%. Em relação à VOP, a cobertura do primeiro reforço, aplicado em crianças de 1 ano e 3 meses está em 94,9%, e a cobertura do segundo reforço, até 4 anos, está em 62,5%.

 

“A vacina é a única forma de prevenção contra a poliomielite, a chamada de paralisia infantil. O Brasil não registra casos de poliomielite desde o final dos anos 90 e recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem em 1994. O problema é que, por conta da queda da adesão às vacinas que foram registradas nos últimos anos no País, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus no ano passado. É preocupante e nós estamos trabalhando para que esse problema não volte a atingir nossas crianças. Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas sejam vacinadas”, defende a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

 

Já está marcado também, para o dia 8 de junho, o Dia D de mobilização da campanha.

 






source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply