Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para início das obras do CMS do Cecap

0

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (29) marcou a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de reforma do Centro Municipal de Saúde (CMS) “Dr. Renato Guimarães Bastos”. A solenidade ocorreu na própria unidade, que fica na Rua Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti, 347, no Cecap.

A reforma, que terá o investimento de R$ 387.700,00, faz parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde, que serão custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde.

O prefeito Edinho explicou que a reforma da unidade de saúde foi uma demanda apresentada no Orçamento Participativo e, mesmo sem vencer, acabou contemplada pela Prefeitura. “Eu sempre digo que a Prefeitura, quando do Orçamento Participativo, se obriga a realizar a obra mais votada, aquela que ganhou. Isso não significa que a Prefeitura não vai procurar executar as obras que ficaram em segundo ou mesmo em terceiro lugar. É claro, se nós tivermos acessos aos recursos, sempre vamos nortear nossas ações por aquilo que o Orçamento Participativo votou como prioridade. Essa é uma obra do Orçamento Participativo, mesmo não sendo a mais votada, mas ela foi levantada como uma obra prioritária pela população, porque de fato é. A população dificilmente erra no Orçamento Participativo. Além disso, nós estamos falando de uma unidade de saúde que é uma das mais antigas da rede pública municipal, uma unidade que de fato precisa de uma reforma, precisa de melhorias”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT) destacou a importância do investimento. “Investir em saúde é sempre muito importante. Esse investimento representa um compromisso com a promoção da saúde e bem estar da nossa população, o que é um compromisso da nossa administração. A reforma do Centro de Saúde do Cecap contempla uma renovação completa do piso ao teto, garantindo maior comodidade e conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho a essa equipe dedicada de profissonais”, salientou.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, deixou seu agradecimento ao governo Federal pelo investimento e agradeceu ao prefeito Edinho por intermediar essa conquista. “Essa é uma obra que está sendo realizada com recursos do Ministério da Saúde, então deixamos nossa gratidão à nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade, e ao nosso presidente Lula, que tiveram toda essa sensibilidade. Essa é uma das 16 Unidades Básicas de Saúde que serão reformadas e adequadas e tudo isso vai gerar uma grande mudança no perfil da área da Saúde. Ainda teremos a reforma das três UPAs, que já demos Ordem de Serviço e terão suas obras iniciadas na próxima segunda-feira. Temos mais dois CAPS sendo construídos e a unidade de saúde do Ibirás. Gratidão, prefeito Edinho, por todo seu empenho e dedicação, não só nas obras de Saúde, como em todas as áreas”, elogiou.

O cirurgião dentista Luiz Antonio Mathias falou em nome dos profissionais da unidade de saúde. “Agradeço a vinda de todos. Essa é uma obra que vai beneficiar a comunidade. É uma reivindicação antiga, que conseguimos apresentar no Orçamento Participativo. A reforma será muito importante para o usuário de uma forma geral e também para os funcionários, que terão uma estrutura melhor de trabalho”, pontuou.

O espaço público passará por reforma do prédio com adaptação de ambientes, instalação para ar condicionado nas salas de atendimento, substituição parcial do piso cerâmico, substituição pontual do revestimento cerâmico das paredes, pintura geral de todo o prédio, interna e externa, tapamento de pontos de hidráulica abertos, recuperação geral da cobertura do prédio, recuperação do calçamento e drenagem em torno do prédio, reforço estrutural e tratamento de trincas, tratamento de infiltrações e trincas geral, recuperação dos abrigos de lixo e compressores e adaptação de acessibilidade, incluindo instalação de piso podotátil.

Vale destacar que a unidade de saúde atende uma população aproximada de 4.494 pessoas dos bairros Altos do Cecap, Bairro Dr. Tancredo de Almeida Neves, Distrito Industrial I, Distrito Industrial II, Distrito Industrial V, Distrito Industrial VIII, Jardim dos Industriários, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Jardim Regina, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Parque Residencial Cecap I, Parque Residencial Cecap II e Vila Aracoara.

Também participaram da solenidade o vereador Alcindo Sabino (PT); a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o superintendente do Daae, Delorges Mano; e Fabiana Cacheta, que representou a Florestana Serviços, empresa responsável pela obra.

source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply