Oficina Cine Camiseta – Cinema de Ontem, do Pontos MIS, leva alunos a uma viagem pela história do cinema

0

Atividade conduzida pelo renomado cineasta Diaulas Ullysses trouxe muito conhecimento, de forma lúdica e criativa, para estudantes da Escola Estadual Prof.ª Lavínia Ribeiro Aranha

O auditório da Praça CEU foi palco, nesta quinta-feira (23), de uma verdadeira viagem no tempo. Vinte e cinco alunos do Ensino Médio da EE (Escola Estadual) Prof.ª Lavínia Ribeiro Aranha participaram da oficina Cine Camiseta – Cinema de Ontem, promovida em parceria pelo Museu da Imagem e do Som (Governo Estadual) e a Prefeitura de Várzea Paulista. O oficineiro foi o gabaritado profissional de cinema Diaulas Ullysses, que, com sua vasta experiência em várias áreas de produção audiovisual, mostrou, de forma divertida e prática, como a evolução das mídias físicas acompanhou o progresso do cinema. Ao final, as próprias camisetas se tornaram telas para uma exibição.

A administração municipal fez o convite à instituição de ensino e viabilizou a vinda dos alunos, em mais uma parceria com a escola.

O início da jornada foi uma revisita aos primórdios do cinema, quando o acesso a ele era feito por meio de películas, algo totalmente mecânico. A evolução foi mostrada de forma bem concreta e palpável, passando pelas mídias físicas como VHS, Betamax, LaserDisc, DVD e Blu-ray, até o cinema digital em HDs. O ápice foi alcançado com o cinema virtual, atualmente disponibilizado na internet.

O profissional explicou que a oficina consegue relembrar momentos históricos da sétima arte que muitas vezes se perdem pela falta de acesso às mídias antigas. “Trabalho com audiovisual há muitos anos e um dos aspectos que achei interessante trazer para as pessoas é um pouco da memória”, explicou.

Escola imersa no universo cinematográfico

O coordenador de gestão pedagógica da escola, João Kennedy Almeida Santos, relembrou que a escola tem desenvolvido parcerias com instituições para promover aulas de cinema. Assim que o convite foi feito pela Prefeitura, foi prontamente aceito, reforçando uma parceria antiga entre a instituição de ensino e a administração municipal.

“A gente tenta aproximar os nossos estudantes de tudo que envolve cultura e arte, para que eles tenham acesso a isso. A gente vê a transformação que isso gera. Aceitamos o convite de imediato e, por meio da parceria com a Unidade Executiva Municipal de Cultura, conseguimos trazê-los aqui”, relatou.

Segundo Kennedy, recentemente a escola participou das atividades do Imagens em Movimento, programa que possibilitou, com um suporte profissional bastante qualificado, a produção de três curtas-metragens filmados no próprio Jardim Bertioga, com protagonismo dos alunos, por meio de recursos da Lei Rouanet, iniciativa de fomento federal, e patrocínio da Elekeiroz. O coordenador fez questão de trazer para participar da oficina Heloíza Silva Souza da Cunha, que participou de várias etapas da produção dos curtas.

Neste ano, estão em andamento as aulas em parceria com o Instituto Mulungu, que dão continuidade ao ensino do cinema na escola.

Oficineiro

Diaulas Ullysses é cineasta, videomaker, roteirista, radialista, cineclubista, produtor, professor de audiovisual e pesquisador independente de cinema e vídeo. Ele se graduou no curso de Gestão de Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo e concluiu o curso de direção de cinema na ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) de Santo André.

Atuou e segue trabalhando em diversas ações dentro do cinema e vídeo brasileiro, como mostras, festivais, movimento cineclubista, edições de revistas, livros e textos. Também ministra, há muitos anos, oficinas e cursos de cinema e vídeo na capital paulista, ABC e interior do estado, e ajudou na concepção, montagem e coordenação da sala de cinema em Diadema, cidade paulista: o Cine Eldorado. Desde 1995, produz roteiros, produções e direções de filmes de curta, média e longa-metragem, institucionais e videoclipes. 

source
Com informações da Prefeitura de Várzea Paulista

Leave a Reply