Lula assina Ordem de Serviço da maior obra de infraestrutura da história de Araraquara

0

Araraquara recebeu, nesta sexta-feira (24), a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assinou a Ordem de Serviço para início da fase 1 do Plano de Macrodrenagem da Via Expressa e Reurbanização da Orla Ferroviária, a maior obra de infraestrutura da história de Araraquara. O objetivo do projeto é resolver os problemas de alagamentos em áreas sensíveis da cidade e proporcionar estrutura para o desenvolvimento urbano sustentável para os próximos 100 anos, segundo os estudos. A solenidade, aberta ao público, foi realizada no Distrito Araraquara (antigo Cear).

Em sua fala, Lula lembrou de outras passagens por Araraquara, falou sobre a importância da obra e elogiou a atuação do prefeito Edinho. “No nosso governo, é proibido falar a palavra gasto em coisas que são investimentos. Araraquara é uma cidade que teve um desastre climático e Araraquara, como qualquer outra cidade, merece R$ 143 milhões ou merece mais. Além disso, se pegarmos os 5.700 prefeitos que temos nesse país, não vamos encontrar nenhum melhor que o companheiro Edinho, nenhum mais qualificado, nenhum mais preparado. A gente precisa de um país que tenha milhões de pessoas com a alma de um Edinho, com a inteligência de um Edinho, com a disposição de um Edinho. E eu estou aqui orgulhosamente dizendo para vocês que vamos recuperar esse país, a economia vai crescer, vai gerar renda, vai gerar distribuição de riqueza, cada menino vai ter o direito de ser doutor, vai ter o direito de tocar na orquestra municipal e onde quiser. Esse é o país que queremos criar”, frisou.

O prefeito Edinho enalteceu a atuação do presidente Lula e agradeceu ao Governo Federal pelo investimento na cidade. “Araraquara é extremamente grata ao presidente Lula. Na minha concepção, se eu pudesse fazer uma síntese de quem é o Lula presidente, eu diria que ele é o presidente que realiza sonhos. É um presidente que realiza sonhos e realiza também os sonhos da cidade de Araraquara. No seu primeiro mandato, em 2008, o senhor deu uma Ordem de Serviço para que Araraquara retirasse todo o tráfego de composições ferroviárias do Centro da cidade, o senhor liberou recursos para que Araraquara tivesse um contorno ferroviário que passasse por fora da cidade, o que levou segurança para os moradores dos nossos bairros, bairros cortados pelos trilhos que colocavam o nosso povo em risco. E agora, expresso a minha gratidão por ser eu o prefeito a vivenciar, neste momento da nossa história, essa obra tão importante que vai salvar vidas e que vai dar tranquilidade aos bairros que hoje sofrem com enchentes, que sofrem com destruição”, comentou.

O ministro das Cidades, Jader Filho, falou sobre a relevância do projeto que será executado em Araraquara. “Essa é a maior obra de infraestrutura da história de Araraquara e só faz esse tipo de obra pessoas com caráter, com intenção e espírito público que o presidente Lula tem. O que nós iniciamos aqui contou com todos os esforços, seja do Governo Federal, seja da Prefeitura, para que pudéssemos resolver o problema de Araraquara. O Edinho bateu na porta de muita gente para resolver esse problema e muitas portas se fecharam, mas tinha uma porta que tinha acabado de ser aberta pelo povo brasileiro com o retorno do melhor presidente da história desse país, que teve a sensibilidade de entender a importância dessa obra para a cidade de Araraquara”, citou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o projeto vai garantir a integração social na cidade de Araraquara. “Aqui será feita uma grande política pública, que outros países também já fizeram, que é integrar a cidade, que é permitir que o filho da classe média, o filho do profissional liberal, do professor, do vereador, do comerciante, possa jogar futebol, pedalar e fazer sua corridinha no final de semana no mesmo lugar que faz o filho do mais pobre. É uma política que permite que a cidade integre urbanisticamente as pessoas”, ressaltou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também valorizou a obra. “Nós que estamos vivendo, sob a sua liderança do presidente Lula, o enfrentamento da grande tragédia no Rio Grande do Sul, vemos aqui, depois de tudo o que aconteceu com a tragédia de 2022, essa obra nos enche de alegria. E diante de situações de inundações e outros desastres naturais, a saúde das pessoas é a mais impactada, tanto do ponto de vista físico quanto mental. Parabéns, presidente Lula e prefeito Edinho por essa construção”, mencionou.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, explicou o fato da instituição financeira se tornar cada vez mais forte, principalmente pela relação com os programas de inclusão do Governo Federal. “É com reconhecimento e agradecimento que nós, que fazemos a Caixa Econômica Federal, dizemos e reafirmamos: presidente Lula, conte com a Caixa Econômica nos seus programas porque quem ganha com isso é o Brasil”. pontuou.

Também participaram da solenidade o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT); o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD); as deputadas estaduais Márcia Lia (PT) e Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); os vereadores Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (MDB), Edson Hel (Cidadania), Guilherme Bianco (PCdoB), Emanoel Sponton (Progressistas), Gerson da Farmácia (MDB) e Carlão do Joia (MDB), secretários, coordenadores e gestores municipais; o ex-prefeito de Araraquara e presidente da Associação Paulista dos Municípios, Marcelo Barbieri; os representantes da empresa Cutrale, José Luís Cutrale Júnior e José Luís Cutrale Neto; além de prefeitos, vereadores e gestores das cidades de Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Boa Esperança do Sul, Nova Europa, Gavião Peixoto, Matão, Luís Antônio, São Simão, Taquaritinga, Jaboticabal, Dobrada,  São Carlos, Franca, Ribeirão Preto e Campinas.

source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply