Dicas gratuitas para curtir a cidade no final de semana (24, 25 e 26 de maio)

0





Dicas gratuitas para curtir a cidade no final de semana (24, 25 e 26 de maio)

 

A programação gratuita da Prefeitura de Araraquara para o final de semana apresenta dicas de sexta-feira até domingo, 24 a 26 de maio, com destaque para o Choro na Praça, Reggae na Praça e Dia do Brincar.

A Feira da Lua abre a programação na sexta-feira, na Praça Pedro de Toledo, das 18h às 22h, com artesanato, culinária, brechó e desapego, além de música. A praça torna-se um local de descontração, com pessoas animadas, boa música e, claro, artesanato e praça de alimentação.

Sábado cedo, das 8h30 às 10h, tem chorinho na Praça Pedro de Toledo, com o projeto Choro na Praça. Diversos músicos da cidade se apresentam enquanto acontece a Feira de Orgânicos no local. Participam: Pedro Luiz Freitas (bandolim), Eloi Brito (bandolim), Nemias Santana (guitarra), Kofi (violão), Junior Barros (cavaquinho), Rodrigo Pereira (violão), Henrique Brandão (pandeiro), Guga Pires (pandeiro) e Eduardo Nascimento (cavaquinho). O grupo apresenta releituras de choros e também trabalhos autorais.

A Feira Tô em Casa é outro destaque no sábado, das 10h às 19h, no Parque Infantil. O público pode apreciar os trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por: decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia. Além dos produtos, haverá diversão com o Karaokê aberto ao público a partir das 13h.

Domingo se concentra a maior parte das atrações, começando logo cedo com o Dia do Brincar, mas tem também: reggae, Choro das Águas e sapateado complementando a programação.

O Dia do Brincar, das 8h às 12h, no Parque Infantil. O Dia do Brincar é um dia de muita informação, com lazer, cultura e esporte para toda a família, atendendo todas as idades. Brinquedos, brincadeiras tradicionais, além de música, contação de histórias, serviços de saúde e campanhas de conscientização estão na programação, que conta ainda com distribuição de sucos, pipoca e algodão doce e um sorteio de bicicletas. A programação completa é muito variada e está muito bacana – confira no site da Prefeitura de Araraquara.

O reggae realça a programação da Praça do Faveral neste domingo (26), das 16h às 22 horas, com o projeto “Reggae na Praça” que fomenta a música jamaicana e suas vertentes dos anos 70 aos 90, com produções exclusivas de artistas da cidade e região no formato dubplate.

No domingo também tem Choro das Águas, na Praça do Daae, das 16h às 20h, com as novidades da Feira de Artesanato, além de oficina de musicalização infantil com Paulo Melocro às 17h, e música com a Banda Torta às 18h – a banda apresenta músicas autorais e covers, com influências que vão do MPB, rock psicodélico, funk, soul, baião até a música caipira.

A Semana do Sapateado se encerra no domingo com 2 sessões da “Noite de apresentação das escolas”, às 19h e também às 20h30, no Teatro Municipal. São 21 coreografias com a participação de 11 escolas e grupos de Araraquara e região nas duas sessões. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação.

Não esqueça que até o dia 08 de junho, a mostra de Artes Visuais “Território da Arte de Araraquara” está em exposição no Teatro Municipal, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Neste domingo a exposição também poderá ser visitadas: é das 15h às 19h. Com 82 obras selecionadas e premiadas por meio de edital, a exposição conta com pinturas, gravuras, desenhos, vídeos, colagens, cadernos de artista e esculturas. Além da mostra, a programação também conta com outras atividades, como oficinas e palestras. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram @territoriodaarteararaquara ou no @prefsararaquara.

Ainda, a 3ª FliSol – Festa Literária da Morada do Sol está com 2 editais abertos para participação na edição deste ano, que será realizada de 07 a 10 de novembro. O objetivo é revelar e divulgar novos valores literários e visibilizar a produção literária de Araraquara e também de 51 cidades da região. A inscrição deve ser realizada exclusivamente online, até o dia 30 de junho de 2024. Os editais estão disponíveis no site do Instituto Colibri.

Também, os agentes culturais locais estão convidados a participar da Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Cultura que terá como pauta única a apresentação dos agentes culturais de suas propostas para a execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, ano de 2024. A reunião online será realizada na próxima segunda-feira, 27 de maio, às 19h30, por meio do Meet Google (https://meet.google.com/zmq-tztg-nfj).

Toda a programação é gratuita. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas nas Notícias do site da Prefeitura de Araraquara. Os links podem ser conferidos abaixo:

 


 

Territorio visita 26 mai 2024

Visitas ao Território da Arte de Araraquara

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Livio Abramo – Jardim Primavera)

Período: até 08 de junho, de segunda à sexta-feira (das 9h às 17 horas)

Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Apoio: Sesc Araraquara

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/visitas-ao-territorio-da-arte-de-araraquara-estao-abertas-gratuitamente-no-teatro-municipal

 

18h às 22h: Feira da Lua

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

Realização: Coletivo Pôr do Sol

Apoio: Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-final-de-semana-24-25-e-26-de-maio

 

 


 

Choro na Praça mai 2024

9h30 às 10h: Choro na Praça

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/sabado-25-cedo-tem-chorinho-na-praca-pedro-de-toledo

 

10h às 19h: Feira Tô em Casa

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

Realização: Coletivo Tô em Casa

Apoio: Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-final-de-semana-24-25-e-26-de-maio

 

 


 

WhatsApp Image 2024-05-24 at 09.11.39

8h às 12h: Dia Municipal do Brincar

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

Realização: Secretaria Municipal da Educação e apoio das demais secretarias (Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação, Obras e Serviços Púbicos, Trânsito e Transporte e Segurança Pública. Também a participam de várias outras empresas e instituições de Araraquara)

Apoio: Unip, Uniara, Drogaven, Droga Raia, Rotary Club, Polícias Militar e Rodoviária e Escoteiros

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/comunicacao/canal-direto-destaca-o-dia-municipal-do-brincar

 

Reggae_na_praça_26_05_24

16 às 22h: Reggae na Praça

Local: Praça do Faveral (Rua Henrique Lupo, entre as Avs. Infante Dom Henrique e Mariangela Pucci Ananias – Vila Harmonia)

Realização: African Descendente Sistema de Som

Apoio: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/reggae-na-praca-domingo-26-no-faveral

 

Choro 26 mai 2024

16h às 20h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próxima ao Gigantão)

Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Apoio: Daae Araraquara

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/banda-torta-na-programacao-do-choro-das-aguas-deste-domingo-26

 

Semana Sapateado Escolas e Grupos mai 2024

19h e 20h30: Semana do Sapateado – Noite de Apresentações das Escolas de Dança

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Livio Abramo – Jardim Primavera)

Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Mais informações:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/domingo-26-semana-do-sapateado-se-encerra-no-teatro-municipal-com-academias-grupos-e-artistas   

 

 

  • Segunda-feira (27 de maio)

 

Reunião do Conselho de Cultura mai 2024

19h30: Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara (online)

– Oitiva para apresentação de propostas para a execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2024

Realização: Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal de Cultura

Link para participação – https://meet.google.com/zmq-tztg-nfj

 

 

E mais:

 

3ª FliSol – Festa Literária da Morada do Sol está com inscrições abertas para autores e autoras de Araraquara e região

Realização: Instituto Colibri, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart

Parceiros: Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI -Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

 

flisol edital mai 2024

Edital para Araraquara:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/3-flisol-festa-literaria-da-morada-do-sol-esta-com-inscricoes-abertas-para-autores-e-autoras

 

flisol edital 2 mai 2024

Edital para cidades da região:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/flisol-planeja-mapa-literario-da-regiao-central-do-estado-e-convida-prefeituras-da-regiao

 

 

 

 

 





source
Com informações da Prefeitura de Araraquara

Leave a Reply