Na manhã de segunda-feira (10/02), uma operação conjunta das Secretarias Municipais de Segurança e Defesa Civil, Ação e Desenvolvimento Social, Obras e Serviços foi realizada em Bragança Paulista. A ação, que teve início às 08h50 e se estendeu até às 10h42, teve como objetivo o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e a manutenção da infraestrutura pública em áreas de risco.
A operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, por meio de suas equipes operacionais e especializadas, incluindo o Grupo de Operações com Cães (ROM), além de equipes da Secretaria de Obras, Serviços e funcionários da SEMADS. Foram visitados locais como o Piscinão da Avenida Euzébio Savaio e os fundos da quadra da Escola de Samba Lavapés, além da realização do reposicionamento das aduelas no Piscinão.
O Secretário de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto, comentou: “Oferecemos apoio a quatro pessoas em situação de rua, com opções como encaminhamento para a Casa de Passagem ou contato com o PAT para emprego. Duas optaram por voltar para suas cidades e disponibilizamos passagens. Estamos oferecendo serviços como estadia, emissão de documentos, alimentação, apoio à saúde e encaminhamentos, mas também informamos que não aceitaremos o uso inadequado dos espaços públicos.”
O Secretário de Segurança e Defesa Civil, Coronel Américo, ressaltou: “A Segurança Municipal esteve presente durante as ações das Secretarias de Serviços e de Obras, que deram continuidade à instalação das aduelas para a prevenção de enchentes e à limpeza das áreas para facilitar os serviços de infraestrutura. A SEMADS também prestou apoio social aos moradores em situação de rua e, juntos, garantimos um ambiente mais seguro e organizado para a população.”
Durante a ação, quatro pessoas itinerantes foram abordadas. Dois recusaram a assistência e foram liberados, enquanto um casal foi encaminhado ao Centro POP, onde receberam passagens para retornar às suas cidades de origem. A operação demonstra o esforço conjunto entre as diversas secretarias municipais para garantir segurança e condições adequadas para a população em situações de risco e vulnerabilidade.
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista