Especialista foi o convidado para iniciar os debates da 6ª Conferência Municipal da Cidade
Na noite de sexta-feira (07), Várzea Paulista recebeu o arquiteto e urbanista Pedro Taddei Neto, para a palestra de abertura da 6ª Conferência Municipal da Cidade. Com doutorado em Estudos Urbanos, pela Universidade de Paris, Sorbonne, na França e professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), o especialista trouxe conhecimentos para nortear os debates sobre “A cidade que temos e a Várzea Paulista que queremos”.
Segundo Pedro, a ideia é ajeitar a poeira no fundo do rio, para que as pessoas possam se reposicionar e enxergar a posição em que estão hoje. “O futuro não nos pertence, e nem sequer o passado, hoje estamos aqui para uma colaboração cívica para Várzea Paulista, para o Brasil e o resto do mundo”, disse ele, sobre a relevância da conferência. “Vamos vislumbrar caminhos para melhorar a cidade, mas para isso, precisamos entender que as cidades são frutos das pessoas que nela habitam”, relatou Taddei.
O gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten explicou sobre a relevância da Conferência. “É muito importante que após mais de 10 anos, a nossa região consiga se organizar para discutir as cidades de uma maneira organizada. Esse será um debate relevante para o futuro de Várzea Paulista e da Região Metropolitana de Jundiaí como um todo”.
Para o assessor de Regularização Fundiária, Josué Santana, a Conferência é um momento de valorização das pessoas que habitam em Várzea Paulista. “Esse encontro nos dá a oportunidade de trazer à tona o conhecimento que temos sobre a cidade e a partir de nós mesmos surgir uma solução para os problemas e questões que vivenciamos. Acredito que teremos conversas muito proveitosas”, afirmou ele.
A 6ª Conferência Municipal da Cidade, tem como tema ‘Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’.
Também participaram do evento o vereador Elton Vargas, o gestor de Governo e Administração, dr. Ricardo Rodrigues e a representante da Comissão Organizadora Camila Vasconcelos, entre outros representantes do poder público, da construção civil, do transporte público, da sociedade civil e de organizações regionais.
A Conferência continuou no sábado (08), e os debates foram organizados nos seguintes eixos temáticos:
- Política Municipal de Habitação;
- Articular e integrar as diferentes esferas e políticas urbanas;
- Acessibilidade e mobilidade;
- Transporte e trânsito;
- Saneamento Ambiental e Meio Ambiente;
- Regularização Fundiária do Município;
- Desenvolvimento Econômico Sustentável em conformidade com o Plano Diretor;
- Segurança Pública.
source
Com informações da Prefeitura de Várzea Paulista