O gerente municipal de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, foi entrevistado nesta terça-feira (29) pelo Canal Direto com a Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação.
Iost afirmou que entre os próximos dias 4 (terça-feira) e 9 de junho, a Prefeitura realiza em Araraquara, no Parque Natural Municipal do Basalto, a Semana do Meio Ambiente.
Este evento, em alusão ao 5 de junho, Dia Mundial Meio Ambiente, será realizado em parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade com outras instituições.
Nos dias 4 e 5 de junho ocorrerá o 4º Encontro Intermunicipal de Fauna Filantrópica, com o tema “Serpentes Peçonhentas: da Prevenção ao Manejo Seguro”, direcionado a técnicos do Centro de Zoonose dos municípios da região de Araraquara, com participações da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Nos dias 6 (quinta-feira) e 7 (sexta), estudantes dos ensinos médio e fundamental poderão visitar e conhecer os viveiros/serpentários, com espécimes vivas. Nos dias 8 (sábado) e 9 (domingo), toda a população poderá também ver e participar da exposição dos viveiros, além de atividades de cultura e lazer, de forma gratuita.
Iost ressaltou a importância dos debates sobre meio ambiente envolverem a rede escolar. “Percebemos que atualmente crianças e adolescentes estão desconectados do meio ambiente e por isso é importante que eles se preocupem com a causa”, argumentou.
Valter acrescentou que a Semana do Meio Ambiente será realizada em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Instituto de Toxinologia da Unesp Araraquara, Centro de Estudos de Veneno de Animais Peçonhentos da Unesp Botucatu e Escola de Governo.
Interação
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental também destacou as atividades realizadas pelo Centro Municipal de Educação Ambiental Parque do Basalto, que, segundo ele, aproximam população e natureza em Araraquara.
Ter o conhecimento da fauna e da flora local também cria na população a sensação de “pertencimento à causa”, disse Valter. “A gente procura mostrar para crianças e jovens que o homem não é a única nem a mais importante espécie na Terra. Que é preciso existir a fauna e a flora e a interação de forma harmônica com os humanos, para que não aconteçam os desequilíbrios ambientais como vemos agora no Rio Grande do Sul”, exemplificou.
No ar
O Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
source
Com informações da Prefeitura de Araraquara